Marcus Viana - Maktub - Sonhos & Sons - 2001

Uma vez mais, Marcus Viana une sua música às belas imagens de Jayme Monjardim. Essa bem sucedida parceria iniciada em 1989, já realizou trabalhos como Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão, Chiquinha Gonzaga, Terra Nostra e Aquarela do Brasil. Desta vez Marcus assina a produção musical da nova super produção da TV Globo – O Clone – criando toda a trilha sonora instrumental. Além de várias canções-tema dos personagens, o compositor responde pelo tema de abertura, pelo tema de amor do casal principal (na mesma linha da bela música Amor Selvagem (de Pantanal) Jade e Lucas e pelo grande tema da saga.

Na elaboração da trilha sonora de “O Clone”, Marcus mergulhou na cultura e na música do norte da África e do Oriente Médio, utilizando vários instrumentos árabes e indianos, fundindo elementos étnicos, modernos e sinfônicos. Os grupos Sagrado Coração da Terra e Transfônica Orkestra dão o toque de modernidade à trilha.

A música de abertura da novela – Sob o Sol - é interpretada pelo Sagrado Coração da Terra, tendo sua nova cantora, Malu Aires, como solista. Além da abertura, Malu canta em árabe a música Maktub, fio condutor de toda a trama. A Miragem, o grande sucesso musical da novela e tema romântico do casal principal, é interpretado por Marcus Viana. Destaque também para a trilogia Maktub (I, II e III) que mergulha mde cabeça na melodia oriental. Há espaço também para temas de cunho moderno, como Kyrie e Ísis (no estilo Enigma). Sete veús remete a Eagles. Novamente o clima de Pantanal é revisitado em Entre dois mundos.

Um dos trabalhos temáticos mais consistentes do compositor, só ficando atrás de Pantanal - Suíte Sinfônica, mas ambas já entraram para a história da música popular brasileira. Se alguém pedir a trilha sonora da novela para você, não pense duas vezes e compre este disco.

Músicas

Maktub I - 6:34
A Miragem - 4:33
Oração da manhã - 1:30
Kyrie - 3:58
Areias - 3:05
O Espelho - 4:31
Sete véus - 3:43
Entre dois mundos - 4:22
Maktub II - 5:26
Jornada da alma - 0:50
Espiritual - 4:24
Ísis - 3:47
A viagem pelo rio sagrado - 1:07
Kheops - 2:14
Hino ao sol - 3:28
Kana Maktuben - 2:52
Danças sagradas de ïsis - 2:13
O espírito do deserto - 2:13
A barca de Rá - 2:59
Maktub III - 3:41
Sob o sol - 3:13

Músicos

Marcus Viana - violino acústico, violino elétrico de 5 cordas, violoncelo, piano, teclados, esraj, flauta indiano, samplers e percussão
Malu Aires - voz

Músicos convidados:

Ana Angélica R. Viana - harpa
Augusto Rennó - violão
Carlos Ernest Dias - oboé

 

Fotos: Jayme Monjardim (caravanas) e Cleber Falieri (Malu Aires). Montagem: Eliane Torino e Jayme Monajrdim

Mais fotos e detalhes (letra das músicas, como comprar o CD etc) no site da Sonhos & Sons

Home - Resenhas