Oscar Caraballo

Lançando seu novo disco Yesterday is Tomorrow, um tributo à banda de rock progressivo Yes, Oscar nos concedeu a seguinte entrevista via email:

*****************************

RPB - Sendo um músico especializado em música eletrônica, porque você escolheu o Yes para realizar este tributo?

OC - O estilo da banda no caso não tem muita relação com o conceito. Esta é a música que eu amo. Já fiz outros "tributos" não tão extensos como "Yesterday Is Tomorrow" mas basado nas mesmas condições: música que eu amo. Música que vem sendo parte essencial de minha vida. Música que me inspirou e que me despertou.

RPB - Este trabalho foi apenas acadêmico?

OC - Não. Começou como um projeto muito pessoal. A idéia foi praticar as diversas ferramentas acadêmicas em ambientes diversificados. Dar novas interpretações a antigos clássicos. De modo geral, para mim todos os clássicos, sem prender-se ao estilo, são referências básicas para novos compositores. É uma espécie de legado para novas gerações. Pela mesma razão, eles são o ponto de partida para novos horizontes. Podemos começar por Bach, Bethoveen ou Stockhaussen e partir deles podemos viajar para novos campos da música de vanguarda.

RPB - Qual foi o critério usado na escolha das músicas?

OC - A Música que eu amo. Dos anos 70 aos 80, a música feita pelo Yes foi de extrema importância para mim. Quis preservar as emoções que tive quando estava compondo este tributo

RPB -  Qual foi a reação dos músicos do Yes? Eles sabem da existência deste deste trabalho?

OC - Ficarei "devendo" esta resposta a você. Mais tarde te digo! O Yes se encontra em turnée neste momento. Não tive ainda a chance de ouvir a opinião deles diretamente. Mas os fãs-clubes, produtores e toda a comunidade Yes em si estão cientes do projeto e a reação foi muito positiva.

RPB - Fale-nos um pouco mais sobre seus outros trabalhos: Melodic Dreams e Themes Between Two Times.

OC - São um pouco diferentes. Eu componho discos conceituais, isto é, cada um é baseado em um assunto ou história. "Themes  Between Two Times" é um disco de música clássica, especificamente baseado no estilo Barroco. "Melodic Dreams" é um disco Eletrônico-Espacial. "Yesterday Is Tomorrow" é basedo nas músicas do Yes e "World Impressions Vol 1" é uma exploração da música de diversas partes do mundo em um ponto de vista eletrônico. Estas explorações estão relacionadas com o estilo popular e folk e por isso soam menos "acadêmicas". Por falar nisto, "World Impressions" possui diversas faixas influenciadas pela música brasileira (são na verdade composições originais mas no estilo eletrônico)

RPB - Como a internet vem lhe ajudando em relação à sua música?

OC - A internet tornou-se o meu principal veículo de comunicação com o meu público. Há poucos anos atrás nós não podíamos fazer certas coisas que fazemos atualmente. Tudo que estou fazendo agora começa e termina na internet. É maravilhosa a sensação de desaparecimento do tempo e da distância.. O segredo é expressar boas idéias usando esta maravilhosa ferramenta. Eu também trabalho na área de Telecomunicação com softwares de engenharia e estou muito animado com o futuro. Esta é a revolução deste século.

RPB - Até a próxima e vejo você no "South Side.."

OC - Espero visitar o seu país um dia   e vivenciar todas as tradições. Também gostaria de mostrar novas perspectivas da música eletrônica. E lembre-se : We All Have Heaven.