Marcos Pinho, guitarrista da banda, concedeu entrevista exclusiva à Rock Progressivo Brasil via email:


RPB - Foram precisos três anos para gravar o disco...

Marcos - Nós não somos músicos "full-time". Eu sou professor universitário, Ricardo é médico, Sérgio é comerciante, Jonatas é estudante de Engenharia...  Em 98 tomamos conhecimento da Rock Symphony. Fomos muito bem recebidos e por isso conseguimos finalizar o disco. Agradecemos ao Leonardo Nahoum, que confiou em nós.

RPB -  Percebe-se diversas referências no disco (ex: Beethoven, na música Sete Luas de Andrion, Psicografia em Alma Gêmea, na suíte Solis Invictis Mitra, referências ao surgimento da Igreja Católica e todos os componentes, nos agradecimentos, citam Deus). A banda buscou na música clássica e na religião a inspiração para compor e gravar o disco? O que ou quem é Andrion? O nome da banda vem da suíte citada?

Como diria Jack, vamos por partes (risos):

a) Musica Classica- Todas as bandas de rock progressivo foram influenciadas pela música clássica, inclusive algumas bandas gravaram peças clássicas completas (ex ELP, Canario...).  No caso específico da Andrion, a 5ª apareceu por acaso, e resolvemos citar (há uma banda famosa que sempre usou  músicas clássicas e nunca citou quais (risos). Em Alma Gêemea, há influência de Villa-Lobos e na Solis percebe-se o quanto gostamos de ópera.

b) Religião- Cada pessoa tem a sua religião, tem as suas crenças e nós respeitamos muito. Em Solis falamos da criacao da Igreja Catolica, mas a principal mensagem da letra é o absurdo das guerras por motivos religiosos. Em Alma, a letra é baseada num poema do livro "Há 2000 anos Atrás" e o Ricardo respeitou a idéia original. Ela é uma canção de amor. No próximo álbum, teremos temas historicos...

c) Andrion é qualquer lugar onde as pessoas perderam as esperanças, a crença na paz. Após uma mudança de cada cidadão, onde passam a crer em si mesmos, a luz volta a brilhar, a tristeza some. Modifique o seu interior e tudo a sua volta melhorará.

d) Sobre o nome da banda, foi ao contrario, isto é, o nome surgiu primeiro e na pesquisa sobre o nome, o Ricardo teve a idéia da suíte.

RPB - A borboleta na capa do CD é alguma referência ao Anyone's Daughter? Ou se caso não tenha sido, foi algo do criador da capa (Bernard)? Nota webmaster: O símbolo da banda alemã é uma borboleta com um casal representando o corpo da  mesma)

Marcos - Foi uma bela idéia do Bernard, o Roger Dean brasileiro.

RPB - Porque uma música cantada em francês? (L'Essence)

Marcos - Essa música foi a primeira feita por mim e pelo Ricardo (há 10 anos). O Ricardo fez a letra em Francês por ser diferente, e claro por saber a língua razoavelmente (risos).

RPB - Como a banda encara a responsabilidade de abrir o Rio Art Rock Festival?

Marcos - Com naturalidade, com alegria. É a realizacao de um sonho, tocar com grandes bandas num festival reconhecido mundialmente, é algo muito legal. Faremos um bom show, com muita energia e garra.

RPB - O fato de três baixistas terem tocado no disco pode ter causado alguma instabilidade ou influenciado de forma negativa a banda?

Marcos - Quando a banda começou, o Claudio era o baixista, mas ele passou para o IPEA, indo morar em Brasília e logo depois, teve  a chance de realizar o doutorado em Nova York. Por isso o Jonatas e o Bernard tocaram como convidados. Sinceramente não houveram pontos negativos, pelo contrário, dá ao ouvinte diversas variações de timbre, estilos dentro do mesmo trabalho. Hoje, e esperamos para sempre, o nosso baixista é o Jonatas

RPB - Como a Internet está ajudando a divulgar o trabalho da banda? Vocês já tem um website? Como podem ser contatados?

Marcos - Sem dúvida o mundo éstá na Internet. Nós iremos fazer um site bilíngue (Português e Inglês) na Rock Progressivo Brasil. Para nos encontrar na web: solis@rockprogressivo.com.br.

RPB - Abraços e a RPB deseja sucesso para a banda Solis!

Marcos - Muito obrigado a RPB e a todos. Aguardamos vocês na sexta-feira ! Vamos dar um nó na midia! Vote na gente (revelacão) e em outras bandas de prog. no JB Online nas diretas da música.