CICLOS IMAGINARIOS: O SEGUNDO TRABALHO DE SERGIO BENCHIMOL!
(O PRIMEIRO CHAMA-SE "A DROP IN THE OCEAN - VER ABAIXO)

Ele é fundador da banda de rock progressivo – Semente - lançou um disco de estúdio e um CD/DVD gravado ao vivo no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. Fundou também o grupo instrumental True Illusion - com dois discos lançados, sendo um ao vivo e, um DVD ainda inédito -  grupo que foi revelação do ano de 2000, no segmento instrumental. Os dois grupos tiveram seus discos indicados para concorrer o prêmio (Laras), uma espécie de Grammy Latino. Em 2004, ele lança, em carreira solo, o bem sucedido “A Drop In The Ocean, An Ocean In A Drop” onde obteve boa aceitação da imprensa.

Em tempo: Ele arremessa “Ciclos Imaginários”, disco totalmente autoral onde conta com participações e produção requintada. Em entrevista exclusiva, o músico, compositor e surfista nas horas vagas, fala do mais novo trabalho. Com vocês! Sergio Benchimol!

 Por Elias Nogueira

 Como foi feito o repertório?

É uma mistura de idéias antigas com composições novas que combinam bem entre si e que refletem momentos bem pessoais de minha vida.

 “Ciclos Imaginários”. Como foi escolhido o título? A partir do título da última música composta para piano e grupo. A música remete às diversas fases da vida. Da infância a maturidade, em ciclos imaginários.

 Ótimos músicos. David Ganc, Eduardo Morelenbaum, Jessé Sadoc, Rafael Barata, Lui Coimbra, dentre outros. Como você reuniu todos num único disco?

Na verdade é uma continuação do disco anterior. Fui aluno e sou amigo do David há muitos anos. Os músicos foram indicações dele, com exceção do Rafael Barata que toca comigo há alguns anos

 Inspiração para a criação.

Toda inspiração vem do prazer de tocar. Se não há prazer em tocar,  não rola.

 O que diferencia “Ciclo Imaginários” do anterior “A Drop In The Ocean, An Ocean In A Drop” de 2004?

Este disco é totalmente acústico com arranjos de quarteto de cordas e sopros. Nele toco dois instrumentos, violão e piano.

 Fale-me, um pouco como foi feito à produção.

As gravações começaram logo que terminei o “Drop In The Ocean”, ainda em 2004.  A partir das gravações vieram os arranjos, mixes etc.. De acordar com a disposição e disponibilidade de tempo e sem stress.

 Você foi integrante de duas bandas (True Illusion e Semente) que chegaram a fazer um reboliço no Rio de Janeiro, lançando discos e DVDs. Pretende lançar mais coisas dos grupos, ou virou passado?

Pretendo lançar o CD/DVD do True Illusion com Márcio Montarroyos que não foi lançado na época.

 Faixa a faixa.

 Terral II.

A fonte de inspiração foram os dias de surf, com aquele vento terral soprando, sol e altas ondas levando a pessoa a sentir a presença do criador na sua obra, o que nos dá uma alegria interior e uma gratidão por viver esses momentos.

 Oregon Montains.

Idem em relação às montanhas. Principalmente as nossas montanhas cariocas da Mata Atlântica.

 Daqui pra li.

Um momento de introspecção. Pra quem está num momento de solidão se fixa no dark side da vida mas depois se toca  e percebe que nunca estamos completamente sós. Nada como um bom som para levantar o astral.

 Depois da Praia.

Essa faixa e a anterior estão ligadas. Se na primeira a referência é pessoal, essa é coletiva. Trata da percepção de um momento especial que está por vir em que todos vão sacar que o grande lance, é viver em paz. O que um dia de praia não faz...

 Shadow Valley.

A curtição do stress, da tensão, num naipe de sopros excepcional, solos de trompete, violino e sax da pesada. Um dia de surf com mar gigante e muita adrenalina.

 Ciclos.

Já falei no inicio. Vale destacar o arranjo num clima que me lembra os bons momentos de Charles Mingus

 Haverá show de lançamento?

Talvez...

LINKS:

http://web.mac.com/sbenchimol/Sergio_Benchimol/Welcome.html - LINK DO SITE COM DOWNLOAD DE TODOS OS CDS DE SERGIO BENCHIMOL, SEMENTE E TRUE ILLUSION

http://myspace.com/sergiobenchimol - MY SPACE SITE

----------------------------------------------------------------------------------

SÉRGIO BENCHIMOL – A DROP IN THE OCEAN, AN OCEAN IN A DROP - 2004

Este é o primeiro trabalho da carreira-solo de Sérgio Benchimol, guitarrista, tecladista  e saxofonista das bandas Semente e True Illusion. A banda que toca neste CD, formada por músicos com bagagem progressiva e jazzística, demonstra muito entrosamento e segurança na execução das músicas. O produção deste CD é um trabalho em conjunto de Sérgio Benchimol, David Ganc (que assina todos os arranjos de sopros e violoncelo) e Fabrízio de Francesco. A gravação e masterização foram feitas no Estúdio Overseas e a capa e o encarte são de autoria de Daniel Geller. 

Na verdade o CD começou a tomar forma em 2.001, quando Benchimol redescobriu composições antigas e começou a rearranjá-las com Ganc, logo após o reencontro dos mesmos para os show das bandas Semente e True Illusion no Rio de Janeiro, no Museu Nacional de Belas Artes, na ocasião das comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil.  

O CD segue um conceito de dualidade herança da época do vinil), como já demonstra o título. Basicamente divide-se em duas partes. A primeira (o lado A) é um pouco mais “leve”, onde predominam piano e violão, com presença constante de bateria, flauta, violoncelo, percussão e oboé. O mellotron e o saxofone aparecem em alguns solos e bases. Vai até a oitava música. A segunda parte já é um pouco mais pesada, com uma fusão perfeita de rock e jazz. Guitarra, moog e saxofone juntam-se à bateria, com andamentos e compassos complexos, lembrando um pouco a escola britânica Canterbury dos anos 70, com leves toques de jazz. Enfim, o CD é uma fusão perfeita de rock, jazz, folk (atenção para 49a porta, com bandorim, flauta e guitarra) com espaço para alguns improvisos. 

Músicos 

Sérgio Benchimol (piano acústico, violão, guitarra, baixo elétrico e acústico, bandolim, teclados, cítara, tubullar bells, efeitos de violino, voz e letras) – Conhecido músico do cerário progressivo brasileiro. Atua na mítica banda Semente, ícone do rock progressivo brasileiro dos anos 70. 

David Ganc (flautas, saxofone tenor, alto e soprano) – Professor de flauta de Sérgio Benchimol nos anos 70 do século XX. Amigo de grande importância quando ambos encontraram-se em Berkley (Boston, EUA). Assina todos os arranjos de sopros, violoncelos e flautas. Tocou na banda A Barca do Sol, que dispensa comentários. 

Rafael Barata (bateria e percussão em Maracatu e Toca da Cigarra) – “Young Lion” da bateria. Esta expressão é muito conhecida entre os músicos de jazz e é dada para o baterista jovem que é considerado um músico gabaritado. Tocou com Benchimol na banda True Illusion. 

Luciano Vaz (violoncelo) – Outro jovem músico com muita experiência em estúdio. Sua formação erudita foi muito importante para que a sonoridade (requintada) do violoncelo neste trabalho. 

Carlos Prazeres (oboé) – Primeiro oboísta da Orquestra Petrobras de Música. Outro jovem talento. 

Edu Szjainbrum (percussão) – de acordo com as palavras de Benchimol: “Um percussionista de mão cheia que deu um toque especial a este trabalho!” 

Músicos convidados: Shalom Gamal (shofar) em “Moriá”; Toca De Lamare (piano) em “A Rocha e o Mar” e Michel Benchimol (voz) em “Carrossel” 

Músicas

1 – Terral – 4:26 (MP3 completa - 778 Kb)                      11 – Falling Times – 4:06 

2 – Janelas do céu – 3:37                                            12 – Exodus – 2:57 

3 – Memórias de viagens – 6:50                                    13 – A Drop in the Ocean – 4:27 

4 – Bamidbar – 4:21                                                    14 – A rocha e o mar – 4:29 

5 – Toca da cigarra – 3:17 (MP3 completa - 668 Kb)         15 – Unpack Bagus – 2:38 

6 – Bossa Rio Jazz Walz – 3:29                                      16 – Estrelas do amanhecer – 3:03 

7 - Jardim das delícias –8:09                                         17 – 49a porta – 2:45 (MP3 completa - 484 Kb)

8 – Maracatu – 3:42                                                    18 – Carrosel – 2:41 

9 – Moriá – 3:52                                                          19 – The Last Call – 3:47 

10 – The Hunt – 4:45                                                   Total: 77:17